Layout de um Restaurante Comercial Sustentável
Faz algum tempo que tenho pesquisado modelos de restaurantes sustentáveis desde a construção do prédio até o reaproveitamento do lixo orgânico para compostagem, a separação do lixo reciclável, o aproveitamento da água da chuva e o armazenamento em cisternas, a geração de energia eólica e solar e a possibilidade de higienização da unidade de alimentação e nutrição por meio do uso do ozônio.
Todas estas possibilidades são possíveis e viáveis; no entanto, por limitações técnicas e de tempo, o layout que apresento em cumprimento parcial da disciplina “Boas Práticas em Unidades Produtoras de Refeições” (ERSA) do Curso Técnico de Nutrição e Dietética contempla apenas a possibilidade da compostagem e separação do lixo reciclável; que se trata de um grande avanço para restaurantes comerciais que comumente deixam todos os lixos, orgânicos e recicláveis, misturados em sacos pretos exalando mal odor para a vizinhança. Além disso, ocorre uma má higiene e contaminação do meio ambiente desde a manipulação até o destino para aterros sanitários que consequentemente geram um grande problema ambiental e um alto custo para o município (dinheiro público).
Como solução, a compostagem oferecerá um valorização ecológica ao restaurante e criando um ambiente agradável aos clientes. Os alimentos cultivados nas hortas poderão ser usados no próprio restaurante e também distribuídos entre os próprios funcionários como um reconhecimento e agradecimento pela colaboração em todos os processos do restaurante e de forma especial nos processos que envolvem a compostagem e a reciclagem.
Obs.: a verificação de alternativas ecológicas para o uniforme e para os equipamentos e utensílios com seus respectivos valores ficará para um próximo trabalho.
O layout está em PDF – clique aqui para baixar ou visualize abaixo.
Layout - Restaurante Comercial