Canalização do Ribeirão Jacuba

O lucro justificado pelos interesses públicos e sociais

As minhas primeiras noções e práticas de jornalismo foram na cidade de Hortolândia (com a criação de uma jornal online local – Hortolândia NEWS). Logo no início percebi o quão ignorante era com respeito à tudo o que acontecia onde eu vivia, trabalhava e onde havia constituído a minha família.

Indo a campo cobrir vários eventos, pude descobrir coisas boas e ruins que faziam parte da estrutura governamental e das políticas públicas adotadas pela administração pública local.

A primeira ‘coisa boa’ que me deparei logo no primeiro mês (11/2011) foi na Semana da Música em um centro musical “municipal” que atende a diversos alunos com um projeto maravilhoso e que, até então, eu não fazia a mínima ideia de sua existência!

Porém, como nem tudo são rosas, no ano seguinte (2012) analisando os candidatos à prefeito comecei a estudar as propostas e me deparei com um vídeo de debate político na TV Band (com o intermediador/jornalista José Arnaldo ) entre dois candidatos que disputavam a prefeitura na campanha eleitoral de 2008 – era o então ainda prefeito Ângelo Perugini em debate com o jornalista e filósofo Carlos Rocha; sendo que, este último, levantou o problema das obras de canalização do ribeirão Jacuba anunciadas pelo próprio Perugini que no momento negou tais obras.

Infelizmente a denúncia feita por Carlos Rocha era verdade e em meados de 2011 as obras de canalização do ribeirão Jacuba começaram…

Assim, iniciei uma maratona de entrevistas com os protagonistas envolvidos com o tema do debate e que grande parte da população não possui a mínima percepção do problema e entendem que tudo o que tem sido feito (as obras) é algo bom e que solucionará os problemas de enchentes conforme o prometido.

Estive primeiramente com o ambientalista Rubem Carvalho (2013) e posteriormente com o sociólogo e gestor público Fernando Ricardo Ladeia (2013), o jornalista e filósofo Carlos Rocha (2013), o biólogo Renato Willian (2013) e entrevistas indiretas pelo programa Notícias em Debate (do apresentador Helton Pimenta) com os prefeitos Ângelo Perugini (2017) e Antônio Meira (2015), além de uma pergunta para este último durante uma coletiva de imprensa em 2016 onde também, após a coletiva, tive uma breve conversa com o secretário do Meio Ambiente Aldo Aluízio Silva. Também realizei perguntas e conversas com o professor da Unicamp e engenheiro civil Antônio Carlos Zuffo que me convidou para o Fórum Sustentabilidade Hídrica (2015) onde pude fazer uma pergunta sobre a canalização do ribeirão Jacuba para o professor e limnologista José G. Tundisi. Alguns moradores do bairro Jardim das Paineiras (2013) – que ocupam a várzea do ribeirão – me deram algumas informações sobre a localidade – responsáveis políticos pelo loteamento e também falaram sobre o problema das enchentes e a percepção que possuem sobre a canalização.

Não foram utilizados no documentário todos os registros, mas todos contribuíram de alguma forma para o entendimento e a complexidade envolvida no tema.

Para a finalização do documentário (2019) me apoiei principalmente na disciplina oferecida pelo Instituto de Geociências da Unicamp “Dinâmica Ambiental em Bacias Hidrográficas” ministrada pelo professor Raul Amorim (geógrafo) e também na disciplina “Questões Agrárias, Ambiente e Multimeios” oferecida em parceria com diversos setores da Unicamp como a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), Instituto de Artes (IA), Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) e Laboratório Terra mãe, sendo ministrada por professores de diversas áreas como a professora Sônia Bergamasco (agrônoma e economista), Gilberto Sobrinho (cineasta), Diego Riquelme (pesquisador e produtor de vídeo e tv), Kellen Junqueira (pesquisadora e filósofa), Janaína Welle (cientista social), Jennifer Jane Serra (produtora cultural), Márcia Tait (comunicadora social) e Alessandro Poeta (produtor audiovisual).

A partir disso e da observação das obras de canalização realizadas no ribeirão Jacuba se constrói este documentário “Canalização do ribeirão Jacuba: o lucro justificado pelos interesses públicos e sociais” com o intuito de esclarecer a população e denunciar este “elefante branco” que considero o maior crime ambiental “legalizadodo município de Hortolândia.

Posteriormente será disponibilizado todos os registros das entrevistas realizadas em uma playlist no Youtube.

Leandro Bolina

Jornalista e fundador do Jornal Online MELHOR VIVER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest